domingo, 29 de janeiro de 2012

TOP FIVE DA BIZARRICE EVANGÉLICA




Este post tem o objetivo de alertar aos irmãos sobre o perigo que a igreja brasileira vive. O Evangelho de Jesus Cristo está barateado, contaminado e envergonhado. As práticas e as crenças estão cada vez mais hilariantes e preocupantes. É rir pra não chorar. Hoje mesmo vi uma frase na internet (pena que não me lembro onde) que dizia que onde falta as Escrituras prevalece a criatividade. Isto é, onde Bíblia não é realmente ensinada, as pessoas ficam reféns de ensinos distorcidos, frutos de mentes humanas, pecadoras, e que não possuem qualquer tipo de discernimento espiritual. Vejamos um pequena seleção de bizarrices evangélicas (comente o vídeo mais bizarro em sua opinião):

1) LAXANTE ESPIRITUAL É NA MUNDIAL
Um testemunho hilário de uma senhora que tinha prisão de ventre. Não temos conhecimento do caso, mas o espanta é a falta de vergonha pra testemunhar um milagre desse e usar termos tão chulos em um culto público. Veja a cara engraçada dessa senhora, e os fiéis morrendo de rir. Até o pastor não se se aguentou, mas deu glória a Deus. E de quebra ela soltou um: "Valei-me minha nossa Senhora!".





2) O PASTOR ZÉ DO CAIXÃO
Um culto onde o pastor levou um caixão para dentro da igreja. Muita bizarrice pra uma igreja só. Imagina só se a idéia pega?! 




3) A UNÇÃO DA METRALHADORA
Vídeo de um pastor que imita uma metralhadora e fala uma série de coisas que certamente não seria vista e ouvida nos dias de Jesus e dos apóstolos. Pois é, irmãos, estamos vivos para ver essa metralhadora de picaretagem e heresias e se você tiver coragem de ver este vídeo recomendo que tire as crianças da frente do computador Tentarei transcrever um pouco das baboseiras bélicas:  Nas crianças Gezuiz, nas crianças Gezuiz...tarááátatatatá! tarááátatatatá! tarááátatatatá! vruuuuuuum,vruuuuuuum ! Nas crianças Gezuz, nas crianças Gezuz!  ...Tiratampa, tiratampa, tiratampa! Porque eu ainda vejo mixtério de "deus"... Acente tuto, acente tuto! 




4) "PASTOR" MANDA NO DIABO E DÁ ORDENS AO ANJO GABRIEL
Sem muitos cometários. Esse "pastor" é o cara mesmo! Ele manda no Diabo e dá ordens ao Anjo Gabriel. É falta de temor, ou de noção? Tire suas próprias conclusões. Maranata!!!





5) A UNÇÃO DA BOTA DE COBRA PYTHON
Veja o testemunho da Ana Paula Valadão sobre a Bota de Piton. Como esse povo gosta de inventar coisas. Veja lá. 







A SÍNDROME DO IRMÃO MAIS VELHO (Lucas 15:11-32)


É muito comum nas famílias irmãos que não se dão bem; irmãos que não se amam; irmãos que se odeiam, irmãos que são rivais, e torcem para que o outro faça alguma coisa errada para tripudiar. Podemos ver exemplos disso até mesmo  retratados nas Escrituras Essa situação é tão comum, que Jesus a usou para trazer um ensino aos religiosos da época. Jesus conta a parábola chama de a parábola do filho pródigo. Não confunda filho pródigo, com filho prodígio. O prodígio é aquela pessoa que tem atributos valorosos, que causam espanto e orgulho (filho que é nota dez em matemática, física, química e etc.). O pródigo é aquele que é gastão e irresponsável.
Toda esta história aqui começa em Lucas 15: 1-2: “Aproximaram-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E murmuravam os fariseus e escribas dizendo: Este recebe pecadores e come com eles”. No verso 3 lemos: “Então, lhes propôs Jesus uma parábola”. Jesus contou a parábola da ovelha perdida, depois emendou e contou a parábola da dracma (moeda) perdida, e por fim contou a parábola do filho pródigo. Esta parábola conta a história de um pai e dois filhos. O mais moço pediu ao pai a parte que lhe cabia e foi viver sua vida em pecado, e gastou tudo o que tinha. Depois que perdeu tudo, passou necessidades, e resolveu voltar para a casa do seu pai como um empregado, pois lembrou que os empregados de seu pai tinham o que comer. O pai o recebe, e faz uma grande festa mandando matar o novilho cevado. Com isso chega o irmão mais velho, e vê as danças e a musica e pergunta a um criado o que estava acontecendo. E este lhe responde que era uma festa em razão da volta do seu irmão mais jovem. Ele ficou indignado, reclamou com seu pai e disse que nunca tinha tido uma festa dessas.
Jesus usa esta parábola para denunciar o legalismo e a falta de amor dos escribas e fariseus. O irmão mais velho representa o legalismo e o farisaísmo. Olhando para o irmão mais velho nós vamos identificar alguns aspectos legalistas e farisaicos que podemos ter em relação aos nossos irmãos. 

1) IMATURIDADE (vs 28)
Ele indignou-se e não queria entrar; porém, o pai, procurava conciliá-lo”
O irmão mais velho foi imaturo. Quando viu a festa feita para seu irmão ele agiu de forma infantil, ele não quis entrar, fez uma birrinha. Resolveu ficar do lado de fora. Imagino a seguinte cena: Ele sentado, com os braços cruzados, com o bico grande, resmungando. Às vezes nós sofremos da síndrome do irmão mais velho, quando resolvemos fazer birra, quando as circunstancias pede uma postura madura e nós nos tornamos infantis.
Não poucas vezes, os crentes têm posturas infantis com outros irmãos. Tem crente, que não senta do lado de determinado irmão. Já vi até mesmo crente ir embora da igreja, porque viu alguém que ele não gosta. Geralmente, a postura, da distância é uma postura infantil.

2) CIÚMES (vs 29)
“Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com meus amigos;

O outro aspecto da síndrome do irmão mais velho é o ciúme. Ele estava enciumado porque ele obedeceu seu pai em tudo e nunca teve um cabrito para comemorar. Já seu irmão inconseqüente recebeu uma grande festa.
Infelizmente, na igreja de Jesus Cristo, o que não falta é ciúmes e inveja. Existem alguns tipos de invejosos.
1º) Aquele que sofre com a alegria e as conquistas do outro;
2º) Aquele que deseja o que o outro tem;
3º) Aquele que não liga de não ter, mas também não quer que outro tenha;
Em nosso meio há ciúme e inveja. Há pessoas que não sabem festejar as conquistas alheias sem ter dor de cotovelo. Uma vez sai pra procurar emprego com um amigo, e ele foi selecionado e eu não. Eu fiquei com inveja, porque eu me achava mais inteligente do que ele. Não consegui me alegrar com a conquista dele.
Devemos ficar felizes com as conquistas dos outros. Não importa se você tem dez anos de igreja e o outro tem 2 e ele já conseguiu, alguma função ou cargo que você tem tentado, mas nunca conseguiu, seja no louvor, na liderança. Não importa a quanto tempo você tem orado e almejado uma benção especifica; alegre-se com aqueles que já foram atendidos. 

3) ACUSAÇÃO (vs 30)
“Vindo, porém este seu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado”

O terceiro aspecto da síndrome do irmão mais velho é a acusação. Primeiro ele tratou o irmão com certo desprezo “este seu filho”. Depois que ele apontou o pecado do irmão: “desperdiçou os teus bens com meretrizes”.
Ele acusou o pecado do seu irmão. Você quer saber se tem a síndrome do irmãos mais velho, avalie se você é alguém que gosta de acusar, levantar pecados, jogar pecados na cara, expor o erro e vacilos. Nós, por natureza temos a tendência de olhar mais para os defeitos do que para as virtudes dos outros. Mas há alguns que se superam, tem sempre um dedo indicador ponto pra apontar os defeitos alheios. A maioria dos comentários são negativos, questionadores, amargos, e sem misericórdia. Quanto mais tempo nós usamos para olhar o erro e o pecado dos outros, menos tempo teremos para cuidar dos nossos próprios erros.

4) INGRATIDÃO (vs 31)
“Então lhe respondeu o pai: Meu filho tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu”

    O quarto aspecto da síndrome do irmão mais velho é a ingratidão. Ele reclamava com pai de nunca ter tido um novilho, mas não percebeu que ele sempre gozou dos bens do pai. O irmão mais velho foi ingrato, porque valorizou mais o novilho do irmão, do que os bens e a companhia do pai.
    Às vezes nós somos ingratos com Deus, porque não paramos para quantificar todas as bênçãos que Deus tem derramado. Desfrutamos da presença e da comunhão com Deus, temos o melhor que é a salvação e mesmo assim somos ingratos.Temos o maior bem de todos que é o próprio Deus, e mesmo assim somos ingratos. Desfrutamos do verdadeiro pão, e ficamos pedindo migalhas.
     É obvio que nem todo irmão mais velho é como este da parábola. Mas o exemplo desse irmão nos faz avaliar como tem sido o nosso relacionamento com outros irmãos e com Deus. Que Deus nos ajude a não termos essa síndrome tão danosa para os nossos relacionamentos.

Em Cristo, o primogênito entre muitos irmãos. 

Pr. Wanderson Luiz





domingo, 22 de janeiro de 2012

A POBRE TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

 Irmãos, infelizmente a Teologia da Prosperidade tem sido aceita em muitas igrejas evangélicas. Este fenômeno tem atacado até mesmo muitos crentes de igrejas reformadas e de igrejas pentecostais clássicas.
      A teologia da prosperidade ensina que os crentes em Cristo não podem, nem devem ficar doentes e enfermos; não poder ter problemas de nenhuma natureza, inclusive dificuldade financeira. 
    Os defensores desta nova e estranha doutrina ensinam que os crentes devem ser prósperos em todas as áreas de suas vidas. Para defender esta doutrina, distorcem textos bíblicos.
      Esta nova teologia à despeito de ensinar sobre a prosperidade, ela mesma é pobre. Ela é pobre, pois, a sua ênfase está na felicidade completa no "aqui e agora". E tem colocado em segundo plano doutrinas cardinais do Cristianismo, tais como: salvação pela graça, a volta de Cristo, e a vida eterna e etc.
      Na verdade, o que nos faz prósperos segundo o genuíno evangelho, não é a prosperidade financeira, mas a graça de Deus, como Paulo escreveu: "... conhecereis a graça  de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico em misericórdia se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza vos tornásseis ricos" (II Co 8:9). Em Cristo, somos herdeiros das bençãos eternas, as quais nem a traça, nem a ferrugem podem corroer; nem mesmo podem ser roubadas pelo ladrão. A Teologia da Prosperidade é materialista, e se limita aos cuidados desta vida. No entanto, quanto a isso Paulo disse que a "se a nossa esperança em Cristo se limita somente a esta vida, somos os mais infelizes dos homens" (I Co 15:19). 
   A Teologia da Prosperidade é pobre, pois, considera apenas as bençãos materiais e temporais. Já as bençãos espirituais e eternas, são esquecidas. Esta teologia é pobre porque não passa de uma barganha com Deus. As pessoas buscam a benção de Deus, e não o Deus da benção. Não é errado considerar que os adeptos da Teologia da Prosperidade, sem perceber, estão se tornando "inimigos da cruz de Cristo", como escreveu Paulo em Filipenses 3:17-21. Sobre eles o apóstolo afirma que "só se preocupam com as coisas terrenas". 
    Irmãos, cabe a nós escolher entre a pobre Teologia da Prosperidade ou "a riqueza da glória da herança dos santos" (Ef 1:18). Pense nisso!!!

Em Cristo, Pr. Wanderson Luiz.  





  

UMA PALAVRA INICIAL

Olá irmãos e amigos visitantes! Sejam bem vindos a este blog! Estou lançando mão dessa ferramenta para compartilhar com vocês meus estudos, reflexões, sermões, e opiniões sobre assuntos variados, mas sempre à luz das Escrituras Sagradas. Suas opiniões, comentários, e críticas serão bem vindas, desde que sejam sempre respeitosas. Creio que a Palavra de Deus é VIVA, por isso, desejo que o conteúdo aqui postado, edifique a todos vocês. Que a paz do Senhor seja com todos!

Em Cristo, o Senhor.

Pr. Wanderson Luiz