domingo, 22 de janeiro de 2012

A POBRE TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

 Irmãos, infelizmente a Teologia da Prosperidade tem sido aceita em muitas igrejas evangélicas. Este fenômeno tem atacado até mesmo muitos crentes de igrejas reformadas e de igrejas pentecostais clássicas.
      A teologia da prosperidade ensina que os crentes em Cristo não podem, nem devem ficar doentes e enfermos; não poder ter problemas de nenhuma natureza, inclusive dificuldade financeira. 
    Os defensores desta nova e estranha doutrina ensinam que os crentes devem ser prósperos em todas as áreas de suas vidas. Para defender esta doutrina, distorcem textos bíblicos.
      Esta nova teologia à despeito de ensinar sobre a prosperidade, ela mesma é pobre. Ela é pobre, pois, a sua ênfase está na felicidade completa no "aqui e agora". E tem colocado em segundo plano doutrinas cardinais do Cristianismo, tais como: salvação pela graça, a volta de Cristo, e a vida eterna e etc.
      Na verdade, o que nos faz prósperos segundo o genuíno evangelho, não é a prosperidade financeira, mas a graça de Deus, como Paulo escreveu: "... conhecereis a graça  de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico em misericórdia se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza vos tornásseis ricos" (II Co 8:9). Em Cristo, somos herdeiros das bençãos eternas, as quais nem a traça, nem a ferrugem podem corroer; nem mesmo podem ser roubadas pelo ladrão. A Teologia da Prosperidade é materialista, e se limita aos cuidados desta vida. No entanto, quanto a isso Paulo disse que a "se a nossa esperança em Cristo se limita somente a esta vida, somos os mais infelizes dos homens" (I Co 15:19). 
   A Teologia da Prosperidade é pobre, pois, considera apenas as bençãos materiais e temporais. Já as bençãos espirituais e eternas, são esquecidas. Esta teologia é pobre porque não passa de uma barganha com Deus. As pessoas buscam a benção de Deus, e não o Deus da benção. Não é errado considerar que os adeptos da Teologia da Prosperidade, sem perceber, estão se tornando "inimigos da cruz de Cristo", como escreveu Paulo em Filipenses 3:17-21. Sobre eles o apóstolo afirma que "só se preocupam com as coisas terrenas". 
    Irmãos, cabe a nós escolher entre a pobre Teologia da Prosperidade ou "a riqueza da glória da herança dos santos" (Ef 1:18). Pense nisso!!!

Em Cristo, Pr. Wanderson Luiz.  





  

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou copiar isso e colar na página que eu tenho no facebook.